
Vídeos caseiros capturam momentos especiais - mas também imagens granuladas e cenas tremidas, como mostra qualquer visita aos programas do YouTube. Agora, as pessoas que fazem vídeos improvisados com seus celulares e outros aparelhos portáteis podem encontrar uma ajuda para estabilizar os pontos mais difíceis - ou para colocar o rosto de seu novo bebê em foco - antes de postar clipes online. E tal ajuda vem de algoritmos especializados, mais comuns em laboratórios forenses do que no Facebook.
A MotionDSP Inc., fabricante de softwares de San Mateo, Califórnia, está oferecendo por US$ 50 o download de um programa para PCs que transforma frames embaçados e quadriculados em vídeos de definição padrão. Ele analisa a cor e posição dos pixels em quadros adjacentes àqueles que têm imagens ruins, disse Sean Varah, chefe-executivo da empresa, e então acrescenta a informação encontrada nesses quadros para fazer melhorias. Os vídeos melhorados podem então ser salvos ou carregados no YouTube ou em outros sites.
O programa para consumidores finais é uma adaptação de um produto mais poderoso da empresa, o Ikena (cerca de US$ 7,7 mil), usado por autoridades policiais para recuperar detalhes como números de placas de carros em vídeos de baixa qualidade, ele disse.
Os algoritmos de melhoria de imagem são parte de um campo de pesquisa chamado super-resolução, disse Sanjay J. Patel, professor de engenharia elétrica e da computação da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.
"A super-resolução é uma classe de técnicas usadas em vídeos comuns para deixá-los melhores", ele disse. Tais técnicas incluem o processo intensivo de computação de busca por informações extras compensatórias em quadros adjacentes.
"Existe muito interesse na tecnologia por parte de laboratórios de pesquisa em universidades e de softwares profissionais especializados para processamento de vídeo", disse ele - por exemplo, laboratórios criminais. "Mas não se vê muito disso em produtos para o consumidor final."
O software da MotionDSP, chamado vReveal, consegue realizar um pouco de edição - retocando clipes ou rotacionando vídeos, por exemplo - mas sua principal função é mais específica: melhorar a aparência de vídeos aumentando a resolução e suavizando os efeitos de uma câmera instável.
A função do software é consertar vídeos caseiros barulhentos e com imagens tremidas, afirma Nikola Bozinovic, vice-presidente de engenharia da MotionDSP.
"Serve para praticamente qualquer vídeo de definição padrão que você gravou, inclusive qualquer coisa transferida de uma fita VHS", disse Bozinovic.
Segundo Jon Peddie, presidente da Jon Peddie Research, uma firma de consultoria de Tiburon, Califórnia, softwares especializados como o vReveal podem se mostrar populares entre os consumidores à medida que mais pessoas criarem e postarem vídeos.
"Existe um potencial de mercado imenso para produtos como esse", Peddie afirma. "Se nós dois estivéssemos no mesmo jogo de futebol, cada um tirando fotos com uma câmera barata, e eu fizesse melhorias depois", esse vídeo teria uma aparência melhor e receberia mais visitas.
O número de pessoas que gravam vídeos ou os assistem em casa está crescendo muito, disse Mary Madden, pesquisadora sênior do Pew Internet and American Life Project.
"Essa mídia tem permeado o mundo online em um ritmo que supera de longe outras atividades online", ela afirma.
O mercado para a melhoria de vídeos pode também expandir à medida que vídeo-chamadas e conferências se tornarem mais móveis, ela disse. O Skype, por exemplo, realiza ligações de vídeo móveis de um computador desktop para um aparelho móvel de internet através do Wi-Fi.
Bozinovic diz que a MotionDSP possui tecnologia, atualmente em teste, para limpar vídeos ao vivo enquanto os mesmos são transmitidos aos espectadores.
Mas antes que softwares especializados como vReveal vinguem, os consumidores terão que ser convencidos de seu valor, Peddie afirma.
"A dificuldade com esse tipo de produto é que você precisa vê-lo ou usá-lo para valorizá-lo", explica. Para resolver esse problema, o vReveal está oferecendo um mês de uso gratuito do produto, para que as pessoas possam comparar seus vídeos antes e depois, e então decidirem se desejam comprar o programa.
Embora o vReveal funcione com Windows XP ou Vista (e não com Macs), ele realiza as melhorias muito mais rápido se a máquina possuir um cartão de processamento de gráficos recente da Nvidia, conta Varah. A Nvidia é uma investidora e parceira do vReveal; uma lista específica de cartões pode ser encontrada no site do vReveal.
"Se você tem outros cartões para gráficos, seu computador irá apenas usar sua unidade de processamento central", Varah explica, mas o processo será mais lento.
Madden espera que mais pessoas façam um esforço para melhorar seus vídeos.
"Não se pode esperar que todos se tornem o próximo Martin Scorsese", diz ela. "Mas estamos entrando em uma era na qual o vídeo está se tornando muito mais parte da comunicação do dia-a-dia. Todos nós teremos que virar produtores de vídeos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário